terça-feira, 2 de novembro de 2010

Amapá

Localizada em frente a cidade de Macapá ao lado do Trapiche Eliezer Levy, cerca de 300 metros da margem do Rio Amazonas. A pedra original foi derrubada pela colisão de um barco, em seu lugar foi construído um bloco de concreto e sobre ele uma imagem de São José - Padroeiro da Cidade de Macapá. Existem muitas lendas em torno da Pedra do "Guindaste", que ao longo dos tempos vem servindo de inspiração a muitos artistas regionais. Podendo ser observada do Trapiche Eliézer Levy.
Fenômeno da Pororoca
Amapá
Pororoca, fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes de maré com as correntes fluviais, no período de maresia ou sizígia durante as luas novas e cheias.
O fenômeno acontece quando as águas de maré crescente tentam invadir o estuário, no momento em que a massa fluvial se opõe com grande resistência. Como a água doce é mais leve, estende-se inicialmente a grande distância pelo mar e atrasa a onda de maré .Em determinado momento o mar vence, rompendo o equilíbrio, e a onda de maré cresce gigantesca, alimentada pelos ventos alísios, avançando pelo rio, cuja correnteza fica invertida.
O termo pororoca vem do Tupi Porórka, gerúndio de porórog que significa estrondar. O fenômeno apesar de ter maior amplitude no rio Amazonas, também ocorre nos rios que desembocam no golfo Amazônico e no litoral Amapaense.
Período de maior intensidade: época das chuvas, nos meses de Janeiro a maio e no mês de Setembro, durante as luas novas e cheias.
Altura das ondas: três a seis metros
Duração da onda: 40 minutos
Espaço percorrido: 30 Km por mais de uma hora e meia
Área de ocorrência com maior intensidade: Próximo da Fazenda Redentor (margem direita) e o Sítio Paraíso (margem esquerda) até a Foz do Rio Araguari.
Velocidade: aproximamente 20 Km/h
Freqüência: de 12 em 12 horas.
Praia da Fazendinha
Praia da Fazendinha
Localizada a 16 Km de Macapá, banhada pelo rio Amazonas, oferece aos banhistas uma bela paisagem, uma rede de bares e restaurantes com os mais variados pratos típicos da região.
Praia do Araxá
Praia do Araxá
Localizado na Orla do Rio Amazonas, distante do centro de Macapá 04 Km composta de areias escuras e água barrenta do rio, compondo complexo turístico de 04 Bares, 06 Quiosques, 01 Quadra de Futebol e uma de Vôlei. Sendo um novo point turístico de Macapá.
Prédio da Intendência - Museu Joaquim Caetano
É uma construção do final do século XIX, mais precisamente de 1895, edificada na administração do intendente Coriolano Jucá, para funcionar a antiga Intendência de Macapá.
Com influência neo-clássica, este estilo arquitetônico tornou-se de grande importância durante o período do império, com afirmação na Independência.
Em 1932, foi reformado e passou a abrigar diversos órgãos públicos do governo local, como a Prefeitura Municipal, Secretaria de Obras Públicas, Secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública.
Atualmente o prédio foi destinado a abrigar o Museu Histórico do Amapá, Joaquim Caetano da Silva. Pelo seu valor histórico, artístico e arquitetônico, é considerado um patrimônio histórico do Estado, de grande significado, pois é o único nesse estilo que ainda sobrevive firme a desafiar o próprio tempo reavivando na memória do povo amapaense fatos inesquecíveis de nossa história.
Teatro das Bacabeiras
Teatro das Bacabeiras
O Teatro das Bacabeiras, localizado à Rua Cândido Mendes, 368; Bairro Central; cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, instituição pública vinculada à Fundação Estadual de Cultura do Amapá - FUNDECAP, destina-se preferencialmente às apresentações de eventos artístico-culturais de gêneros diversos, primordialmente os de Teatro, Música, Cinema e Dança. Atualmente viabiliza-se a inserção do Teatro a atividades vinculadas também ao aspecto sociocultural, bem como servir de âncora aos diversos trabalhos desenvolvidos por ONGs (Organizações não governamentais), na área artística, como por exemplo, cineclube, clube de atores, órgãos ligados à música, dança, etc.
O Teatro das Bacabeiras teve sua construção iniciada em 1984 e concluída em 1990. Caracteriza-se pela arquitetura moderna, estilo que o guarneceu de grande imponência, atribuindo-lhe especial destaque no patrimônio arquitetônico da cidade de Macapá. Em sua inauguração, foi denominado de Cine Teatro de Macapá. Em 09 de março de 1992, passa a ser chamado de Teatro das Bacabeiras. O Teatro das Bacabeiras é de tipo italiano, com capacidade para 705 pessoas (sentadas), foi inaugurado em 09 de março de 1990, com espetáculo teatral que reuniu vários grupos. Neste primeiro espetáculo, não foi cobrado ingresso. Atualmente, o Teatro está vinculado à Fundação Estadual de Cultura do Amapá - FUNDECAP. Sua utilização é credenciada através de Edital que regulamenta sua utilização desde agosto de 1990.
Trapiche Eliezer Levy
Trapiche Eliezer Levy
O Trapiche Eliezer Levy foi construído na década de 40 pelo Prefeito Moisés Eliezer Levy, sob ordens do interventor do Pará, Tenente Coronel Magalhães Barata. O projeto de construção, inicialmente foi submetido à Marinha Brasileira, que inviabilizou a obra, prevendo exatamente aquilo que aconteceu após a inauguração, pois o local por ser raso e pela bravura avassaladora das águas, não oferecia segurança nem condições de atracação das embarcações oriundas das outras cidades amazônicas.
Com quase 1 km de extensão, o Trapiche Eliezer Levy foi totalmente refeito sendo que todas as suas estruturas são de concreto armado, possuindo como grande atrativo um bondinho elétrico além de um restaurante, quiosques com venda de artesanatos e uma sorveteria com sabores da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário